quarta-feira, 1 de abril de 2009

Matumbi - singles 1977 - Trojan.

Vamos com as primeiras canções gravadas-singles- pelo Matumbi lançadas em 1977, logo após, dado o desprezo da Trojan pelo grupo, assinaram com EMI.









Destaco p.ex. a regravação de Brother Louie de 1973 do Hot Chocolate, grupo de soul/funky britânico, que em sua estréia regravou Give Peace a Chance de John Lennon que, por sua vez, em reposta a liberação da versão de sua musica acabou batizando o grupo musicos afro-caribenhos de Hot Chocolate band, mas dizem é uma versão..e da boa! Além disso esta selecta apresenta a versão rub-a-dub de Brother Louie.

A Grã Bretanha apresentou ao mundo diversos grandes grupos do reggae como- Steel Pulse, Aswad, Misty in Roots e Black Slate - mas um do mais influentes é também um grupo cuja a música é difícil de encontrar. Esse grupo é o Matumbi...se voçe gosta de reggae e não conhece o grupo....vai virar fã do Matumbi.

O Matumbi formou-se em 1972 em Londres a partir de Dennis Bovell, musico e produtor, tendo nos vocais Bevin Fagan, que começou a cantar cedo na Igreja Africana Metodista Episcopal de Sião, onde seu pai era ministro.

Bevin Fagan aka Bagga Matumbi e Running Water faleceu em julho de 2008, ele era o homem de frente do Matumbi, pensador, ativista, vocalista e compositor, de um reggae fora de série.

O Matumbi de Bevin Fagan e Dennis Bovell ajudou a estabelecer o reggae na Inglaterra , num tempo em que o reggae na Jamaica atingia seu ápice e o reggae inglês ainda buscava tanto espaço como reconhecimento e prestigio para além dos subúrbios britânicos.

Nas décadas de 70 e80 o Matumbi continuou a produzir reggae roots de qualidade, rivalizando com o reggae vindo da jamaica, com um reggae bem soul/pop que ajudou a popularizar o reggae na Inglaterra, ajudando a criar um subgênero e marca do reggae inlges- o Lovers Rock.

Tanto Bevin Fagan e Dennis Bovell, tornaram-se figura seminais do reggae ingles. Dennis Bovell, maestro do reggae britanico (LKJrecords), tornou-se produtor de peso ao lado Linton Johnson, criando outro subgenero do reggae – a poesia dub. Dub poetry. A saber, Linton K.Johnson foi o primeiro poeta publicado em vida pela Editora Penguins, que voçe encontra em qualquer lugar do mundo e , talvez, o primeiro escritor negro ali publicado.

o Matumbi busca refundar o reggae, alias, o Matumbi tem clara inspiração africana, o nome do grupo, vem do lingua Yoruba, e significa renascimento.

Muitas da canções aqui são da fase inicial do Matumbi, alem de valorizar sua formação,que mudou muito em pouco tempo, temos ecos do rockstady jamaicano ou melhor LoversRock, p.ex., outra versão The Man in Me-de Bob Dylan- em alto estilo bem como o reggae roots UK se delineava com grande força como veremos nos posts...posteriores.

Por enquanto ficaremos com este Matumbi...como cantam em Reggae Stuff....I can´t get enough...Yeahmon. JAH É!!

A1 - After Tonight

A2 - Can't Satisfy

A3 - Law Of The Land

A4 - Wipe Them Out

A5 - Brother Louie

A6 - Running In And Out Of Love

B1 - The Man In Me

B2 - Go Back Home

B3 - Brother Louie (Instrumental)

B4 - Come Back Sunshine

B5 - Take It From Me

B6 - Reggae Stuff

SomDuBom.






p.s.: Sorry, if you want to read in english, just search for translate tool.

Nenhum comentário: